top of page

Skhabs e Colares Aromáticos

  • Foto do escritor: Ravena
    Ravena
  • 14 de abr. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 17 de abr. de 2023


Estava estudando sobre perfumes sólidos e acabei me enveredando pelas joias aromáticas e enquanto buscava informações sobre pomanders, antigos perfumeiros e chatelaines, acabei topando com a beleza dos skhabs*, que são jóias étnicas, geralmente em formato de colares perfumados usados por alguns povos do deserto do Saara (especialmente na Tunísia e também na Algéria, Marrocos, Mauritânia, Mali e Senegal).

Tais colares são feitos a partir de uma pasta perfumada composta por uma gama de ingredientes, que variam de uma região para a outra e de acordo com a disponibilidade. Dentre eles estão: patchouli, nardo, benjoim, âmbar cinza, oud, pétalas de rosa, cravo, açafrão, noz moscada e almíscar. Também são listados como ingredientes as tâmaras, clara de ovo e até manteigas. Os colares marroquinos são compostos apenas de cravos.

O colar por si só já é aromático, mas quando em contato com o calor da pele, libera e difunde mais aroma, emanando um perfume sedutor. Devido à sensualidade atribuída ao perfume, na cultura deles, somente mulheres casadas podem usar tais colares e geralmente só o fazem na presença do marido. E quando o marido precisa se ausentar elas até utilizam os skhabs, mas sob suas vestes, impedindo que fiquem visíveis. Tais colares são considerados afrodisíacos e dentre as mulheres berberes este colar também é considerado um amuleto de proteção. Protegendo contra doenças, mau-olhado e mantendo afastados os djinns.

Tais colares são produzidos utilizando técnicas/ práticas similares às do preparo do kyphi e de fato alguns estudiosos sugerem que a a receita destes colares deriva da fórmula do kyphi, do antigo Egito. O preparo da pasta com os arômatas, modelagem das contas e depois secagem com a cura aromática, demorando cerca de 40 dias para seu preparo.

Inspirada por esta prática, linda e cheirosa, produzi alguns colares com o Kyphi que havia feito e quero disponibilizar para vocês.

A paixão pela perfumaria se transforma e à medida em que estudo, encontro um novo formato de perfume para amar!



*skhab é a nomenclatura das contas aromáticas produzidas para confeccionar tais colares.



GREEN, A.; Dyett, L. Secrets of Aromatic Jewelry: 1. ed. Paris - Nova York: Ed. Flammarion, 1998.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Biblicor

Biblicor é o reconfortante cheiro de livros antigos. Sim, os livros também têm cheiros! Leitores vorazes e frequentadores de livrarias,...

 
 
 

Comments


bottom of page