Sobre
A Perfumista
Olá! Sou Ravena, a pessoa criativa da Casa da Botânica. Sou artesã perfumista formada pela Natural Perfume Academy e antes de me descobrir perfumista, formei em ciências biológicas e fiz mestrado em botânica na Escola Nacional de Botânica Tropical.
Sou libriana, apaixonada por gatos, livros, arte, viagens e passeios outdoor. A natureza é minha força motriz desde longas datas. Adoro jardinar e fotografar as plantas, suas flores e seus frutos.
Tenho apreço por chás, tinturas, infusões, ervas frescas, flores desidratadas e frascos bonitos, além de uma curiosidade insaciável por conhecer especiarias, temperos e outros materiais fragrantes advindos das plantas. Tenho fascínio por aromas e sabores, por assim dizer.
Foi numa viagem à Patagônia, em 2015, que percebi quão necessária era uma mudança no meu comportamento de consumo. especialmente de itens de higiene e cosmética. Aquele foi o momento de uma grande transformação na minha vida.
Em 2016 participei da primeira oficina de cosmética natural, em seguida veio a saboaria natural e artesanal, a cosmética capilar e depois outro módulo, o de estudos sobre hidratação. Desde então, não parei de estudar a temática e de buscar aprimoramento.
Esta trajetória, nada linear, me trouxe à perfumaria, um saber que envolve muita arte e foi exatamente onde encontrei uma convergência linda entre algumas ciências (ou saberes) que amo: a história, a botânica (ou etnobotânica) e a perfumaria em si.
Ao longo dos anos venho percebendo que minha missão é conceber arte através das plantas e saberes botânicos. Exatamente por esta razão escolhi a perfumaria botânica.
Penso que a perfumaria natural se mistura à história da humanidade, porque as plantas assim o são!
Tenho experiências reais com as plantas, vividas em trabalhos de campo, em viagens a lazer e também na jardinagem. Através destas experiências sigo construindo acervo fotográfico das espécies, especialmente aquelas que utilizo nas minhas criações e no preparo dos produtos da Casa da Botânica.
Tais viagens constituíram pesquisas de campo, de matérias primas e ingredientes para as criações, além de darem um novo olhar sobre formas de viver. As viagens seguem sendo fonte de muita informação e inspiração e, certamente moldaram (e continuam moldando) a Casa da Botânica e tudo que é pensado para a marca.
Aromas e cuidados para a pele e para a alma
A natureza é a grande fonte de inspiração e de ingredientes para a Casa da Botânica, especialmente as plantas e todas as possibilidades de usos que advém delas.
Em sua concepção inicial, a Casa da Botânica produziria arranjos de flores, mas isso não foi suficiente para expressar amor e encantamento pela natureza, em especial pelas propriedades e beleza das plantas e suas flores e seus aromas.
Então, a Casa da Botânica mudou. Ressignificou os arranjos de flores naturais e passou produzir composições e arranjos aromáticos, em forma de perfumes, itens naturais para rotinas de auto cuidados, bem como incensos para reconexões com a natureza e consigo. Ou seja, aromas e cuidados para a pele e para alma. Encontrar tempo para cuidar de si e desacelerar é algo difícil, especialmente no cotidiano atribulado dos grandes centros urbanos, mas não é algo impossível.
O cuidar de si implica em ter consciência daquilo que você escolhe para nutrir sua pele e também os seus sentidos. Sendo o slow-beauty e a sustentabilidade os pilares da marca, que na sua produção prioriza:
a redução do consumo de energia; a redução do consumo de água; fornecimento de embalagens recicláveis ou reutilizáveis; oferecer produtos biodegradáveis; evitar o desperdício; aquisição de matérias primas através de fornecedores que tenham os mesmos princípios; além de promover valores ambientais e sociais que proporcionem a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos.
A Logomarca
A logomarca foi especialmente criada para a Casa da Botânica pela conceituada artista e ilustradora botânica, Maria Alice Rezende. É uma concepção da Casa da Botânica, inspirada em casas de campo e jardins cottage, composta por algumas das espécies utilizadas nas criações e produtos da marca.